Emprego em Portugal

Para quem está à procura de emprego, quero deixar aqui a minha solidariedade e ajuda através de um sistema simples e eficaz para se organizar.

Então vamos aos números… De acordo com os últimos indicadores do Instituto Nacional de Estatísticas, Portugal tem uma taxa de desemprego de 7,8%, ou seja, dos cerca de 7 milhões de pessoas em idade activa, 556 mil procuram emprego. É de realçar que na faixa etária dos 15 aos 34 anos existe uma taxa de desemprego de 13%.

Mas como se podem mobilizar estas 556 mil pessoas para a procura de emprego? Antes de mais talvez seja necessário uma mudança de mentalidade e até mesmo uma mudança de localização, física e/ou geográfica. É difícil mas tem de ser…

Desta forma, quero partilhar um simples, mas que me parece eficaz, sistema para ajudar todos os que procuram um emprego.

É nas grandes empresas que estão as grandes oportunidades. Comece por visitar os sites das grandes empresas portuguesas e conheça todas as potenciais oportunidades de emprego.

Alguns exemplos:

Staples

Sonae

Martifer

Para aumentar a lista, utilize por exemplo, o índice PSI20 ou PSI Geral e seleccione as empresas que desejar. Utilize então as páginas institucionais e procure as ofertas de emprego existentes nas secções de emprego, recrutamento, recursos humanos, carreira, colaboração, etc, etc…

Pesquise também em alguns bons sites de divulgação de empregos. Inclua na sua pesquisa estes:

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=empregos&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=

:)

Após o levantamento faça uma lista com todas as ofertas. Dê uma primeira vista de olhos e elimine apenas aquelas que realmente estão fora de questão por algum motivo incontornável :) (lembre-se que a ideia é excluir o mínimo de ofertas). Organize-as num folha de cálculo (pode utilizar o Microsoft Excel, por exemplo) de acordo com o seguinte formato:

http://jpereira.eu/wp-content/image-gallery/excel_template_sample.jpg

Download do template em Excel.

Crie um filtro sobre os cabeçalhos. Comece por filtrar pela coluna que considera mais importante. Perante os resultados, classifique a importância da oferta de 0 a 5 (0 para menos importante, 5 para muito importante). Siga o mesmo processo para as outras colunas até que todas as linhas tenham uma importância definida.

Ordene as linhas pela sua importância. Aplique aqui a lei de Pareto e concentre-se em 20% das melhores ofertas - pois irão produzir 80% dos resultados. Assegure-se que tem resultados suficientes para aplicar esta regra, caso contrário acaba com meia dúzia de ofertas. :)

Veja aqui um vídeo a demonstrar a utilização do template.

Ao preparar-se para a sua luta à procura de emprego, analise com atenção toda a informação da empresa e compreenda-a. Gaste alguns minutos a tirar umas notas sobre a informação disponível acerca da empresa, por exemplo: comece com a missão (exemplo da Martifer).

Dedique-se então a rever e submeter/enviar o seu CV e carta de apresentação.

Gostava também de deixar aqui o mote para a partilha de oportunidades vistas offline sem nenhum link online a divulga-la. Aplica-se maioritariamente ao segmento de empregos regionais e que é divulgado a partir de uma fonte local ou regional, seja ela um jornal, anúncio em lojas ou qualquer outro sítio.

Enquanto não existe melhor forma de o fazer podem deixar aqui um comentário :)

Exemplo:

“Eu hoje vi um anuncio, em Aveiro, para Vendedor na XPTO. O contacto é 234######”

Boa sorte a todos e espero que isto vos ajude a encontrar emprego!

Um obrigado à Sónia pela motivação de escrever sobre este tema e pela revisão deste texto :)

Written by j.pereira on March 7th, 2008 with 4 comments.
Read more posts on Personal.

Possible related posts

4 comments

Read the comments left by other users below, or:

Get your own gravatar by visiting gravatar.com João
#1. March 7th, 2008, at 10:28 PM.

O maior problema do desemprego é a falta de qualificação das pessoas. Este tipo de abordagem é escamotear o verdadeiro flagelo do desemprego de média e longa duração.

Get your own gravatar by visiting gravatar.com j.pereira
#2. March 8th, 2008, at 2:38 PM.

João, quanto às causas do desemprego, uma delas até pode ser essa mas não acredito que seja a principal. Até podes ver em http://www.ine.pt/portal/page/portal/PORTAL_INE/bddXplorer?indOcorrCod=0000593&selTab=tab0 que o segundo número mais alto de taxa de desemprego está no amostra das pessoas com ensino superior (8.1%).
Relativamente a esta “abordagem” ser um escamotear do flagelo do desemprego, não consigo entender a tua opinião. Por isso não posso concordar nem discordar com ela.

Get your own gravatar by visiting gravatar.com Filipe Freitas
#3. March 8th, 2008, at 3:04 PM.

Muito util, obrigado!

Get your own gravatar by visiting gravatar.com Nuno Morgadinho
#4. March 9th, 2008, at 1:32 PM.

Sobre este tema gostaria de partilhar um pequeno excerto de um artigo que encontrei na EasyJet Inflight Magazine (Fevereiro 2008):

“Job seekers would be well advised to stay away from Lisbon, which seems to be suffering from an extremely lethargic job market with some of the lowest salaries and work prospects in Europe.”

Eu fiquei espantado quando li este artigo pois esta é a imagem com que milhares de pessoas vão ficar ..

Eu gostaria de não concordar com este parágrafo mas na verdade encontro-me no processo de ir trabalhar para o estrangeiro devido a uma melhor oportunidade lá fora..

Leave your comment...

If you want to leave your comment on this post, simply fill out the next form:




You can use these XHTML tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong> .

Last news canada pharmacy <}`" buy prestiq a large product list. Order your medicine online by online pharmacy on phone or online order. How To Order Product Search FAQ Contact Us Login Page Purchased. Mail order shipping to USA from pharmacy online . Storage of products takes place only under appropriate conditions, we are responsible for integrity of packaging and proper transportation. Looking for where to buy drugs online? Canadian pharmacy >$@ medicines company helps to find on one page all the information about your medicine : the name of the analogues, method of production, of prices.